Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Princípio de incêndio assusta foliões do ‘Pré-Caju’

http://www.noticiasaju.com.br/noticias.asp?id_noticia=769

Na primeira noite da prévia carnavalesca realizada em Aracaju, o Pré-Caju, os foliões que permaneceram no corredor da folia, bem como nas proximidades, foram surpreendidos por uma chama surgida num dos postes de eletrificação localizado em frente ao camarote da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), órgão promotor do evento.

De acordo com um profissional da equipe de reportagem doPortal Notícias Aju, o fogo envolveu uma caixa do medidor que estava na parte superior do poste e durou cerca de 15 minutos, motivo pelo qual profissionais do Corpo de Bombeiros, da Empresa Energética de Sergipe (Energisa) e da Defesa Civil foram acionados.

Vistoria e advertência

A área logo foi isolada e as luzes de alguns camarotes apagadas. “Fragmentos da caixa do medidor caíram no chão e várias explosões aconteceram, o que ocasionou o distanciamento dos foliões”, detalhou um dos profissionais da equipe de reportagem.

O questionamento dos que acompanharam o trio da Pipoca e aguardavam o Bloco da Prevenção, intervalo em que se deu o princípio de incêndio, se deu com base no motivo pelo qual um fato dessa natureza havia ocorrido, uma vez queaúltima vistoria feita nos camarotes e arquibancadas do Pré-Caju foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 16, por representantes da Defesa Civil, do Ministério Público Estadual, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE). (Veja notícia publicada no Notícias Aju). 

“A estrutura é conhecida e não apresentou nenhuma irregularidade durante as nossas visitas”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, Reginaldo Moura, na última vistoria. Já o tenente coronel Mendes, também da Defesa Civil, pediu atenção ao Corpo de Bombeiros frente à presença de materiais inflamáveis nas proximidades dos objetos de decoração da festa. “O calor das lâmpadas pode provocar incêndios”, advertiu Mendes.

Energisa

Segundo o assessor de comunicação da Energisa, Augusto Aranha, postes menores com iluminação extra foram colocados no corredor da folia para facilitar as filmagens que são, tradicionalmente, realizadas no local. Tal iluminação, viabilizada por um equipamento denominado mini bruto, flui tendo como base postes de concreto, portanto, aptos a evitar a propagação do fogo.
“Um medidor que estava contendo energia dos mini brutos deu curto circuito, provocando o desligamento de cinco deles. Mesmo assim, nenhuma lâmpada utilizada para a iluminação pública foi apagada. A iluminação do camarote da PMA, por sua vez, foi suspensa após o registro da ocorrência em função de uma determinação interna, ou seja, alguém achou viável interromper o fornecimento de energia no espaço por medida de segurança”, esclareceu o assessor de comunicação da Energisa, que garante o pleno funcionamento do equipamento na noite desta sexta-feira, 18, segundo dia de prévia carnavalesca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário