Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pré-Caju: cai número de atendimentos no Samu


Ao longo da festa foram realizados 264 atendimentos

O Posto Médico Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) garantiu todo o suporte aos sergipanos e turistas durante os quatro dias de Pré-Caju. Localizado no Parque Augusto Franco, a base estava muito bem estruturada com 14 leitos e uma sala de estabilização para receber todos os tipos de casos, além de uma equipe composta por 45 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Ao longo de toda a festa, foram realizados 264 atendimentos, sendo 179 casos clínicos e 85 relacionados à trauma.

"O Posto do SAMU superou todas as expectativas. Nosso foco foi oferecer um atendimento de qualidade e agilidade e conseguimos. Ficamos satisfeitos em ver que o público confiou em nosso trabalho. Essa aceitação nos motivou ainda mais. A taxa de resolutividade foi de 100%. As poucas remoções foram para continuidade de observação ou de tratamento, mas depois do caso ter sido estabilizado e resolvido pela equipe", comemora Saullo Sales, coordenador médico do SAMU Sergipe.

Números

De acordo com estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no primeiro dia de Pré-Caju, foram realizados 50 atendimentos, sendo 27 por causa clínica e 23 por trauma. Já na sexta-feira, 62 pacientes estiveram no Posto Avançado. Desses, sendo 46 casos foram considerados clínicos (29 por excesso de álcool) e 16 casos traumáticos. No sábado, considerado dia de maior fluxo de pessoas durante o Pré-Caju, o Posto Avançado do SAMU realizou 98 atendimentos com 31 traumas e 67 casos clínicos (33 etilismo). Além disso, 13 menores foram atendidos (03 por etilismo).No último dia de folia, domingo, 54 pessoas foram atendidas, sendo 39 casos clínicos (15 por etilismo) e 15 traumáticos.

No Pré-Caju de 2011, o Posto do SAMU realizou 300 atendimentos, 154 casos clínicos, 146 traumas e 35 remoções. Já em 2012 foram 287 atendimentos, com 151 clínicos, 136 traumas e 26 remoções. "Toda nossa equipe está de parabéns pelo empenho e por cumprir o papel com dedicação e empenho", vislumbra o superintendente.

Além de toda estrutura fixa, o Posto Médico Avançado do SAMU contou também com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), sendo uma no posto e três em locais estratégicos no percurso, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e quatro motolâncias.

Fonte: SES



Nenhum comentário:

Postar um comentário