Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Entidades discutem sobre local do Pré-Caju


A cada ano, nos dias que antecedem e nos dias imediatamente após a realização do Pré-caju, é reacesa a discussão sobre o local do percurso da prévia carnavalesca.

Há os que defendem a manutenção do cortejo na Avenida Beira Mar e há os que pregam a mudança do local.

Os que defendem a manutenção no mesmo local tem os seus argumentos, entre eles o que a interdição da via é por apenas quatro dias e que em outras cidades, como Salvador a população adere aos festejos sem maiores reclamações. Outro argumento dos que querem a manutenção do Pré-Caju na Av. Beira Mar é que anteriormente já se tentou mudar para a área dos mercados, porém foi um fracasso.

Os que querem a mudança de local põem a mobilidade urbana em primeiro plano e dizem que os transtornos nos dias do evento, com a interdição total da Av. Beira Mar são muito grandes, mas que além disso nos trinta dias que antecedem e nos trinta dias depois a montagem e desmontagem também causam estrangulamento nas vias. Além da pista de rolamento, os passeios, pontos de ônibus e as ciclovias são totalmente interditados por dois meses.

Para retirar a prévia do local atual os argumentos contrários se multiplicam. Outra razão é o fato de o trânsito ficar congestionado em praticamente todas as principais avenidas de Aracaju.

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju, composto por entidades e pessoas dos movimentos sociais pretende intensificar o debate em torno do assunto.

Eles realizarão reunião na próxima quinta-feira, 24, na sede da CUT para dar os últimos retoques nas propostas vão protocolar junto aos órgãos competentes para pleitear a mudança do local do Pré-Caju.

Garantem que não são contra a festa, mas que o local não aconselhável. A mobilidade e a acessibilidade estão sendo gravemente feridas com a prévia sendo ali.

Sobre a comparação com Salvador os integrantes do Fórum dizem que é um bom exemplo de que eles (do fórum) estão certos. Explicam que Aracaju tem 178KM² enquanto que Salvador tem 508KM², por isso o carnaval de Salvador na Orla e no bairro da Graça não incomoda tanto quanto o Pré-Caju na Av. Beira Mar, assim as vias e os bairros ocupados pelo carnaval dos soteropolitanos não são logradouros fundamentais para o escoamento do trânsito. Completam dizendo que os baianos não fariam o carnaval na Paralela, na AV. ACM ou no Bonocô, que são importantes avenidas da capital baiana. Dizem os integrantes do fórum que é também na orla marítima, como assim o é na capital da Bahia, que o Pré-Caju deve ser realizado.

Os membros do Fórum em Defesa da Grande Aracaju afirmam que não pretendem discutir sobre outros aspectos do Pré-Caju, como o uso de recursos públicos (da União, do Estado e do Município); segurança; ponto facultativo; emendas parlamentares e o crime de contravenção, com a perturbação do sossego. O foco é o local que, segundo o fórum, não pode ser mais na Avenida Beira Mar.

LIZALDO VIEIRA

JOSÉ FIRMO

JOSEILTON NERY


Nenhum comentário:

Postar um comentário