Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fãs de ex-chefe da Rota ameaçam candidato do PSOL

Givanildo Manoel (Giva), candidato a vereador pelo PSOL em São Paulo, recebeu ameaças pelo Facebook após ter protocolado uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) contra o tucano e ex-chefe da Rota, candidato Paulo Telhada.

Em sua campanha, Telhada aparece com a farda da organização, o que seria configurado como propaganda eleitoral com símbolos de órgãos públicos. De acordo com o artigo 40 do Código Eleitoral, o uso de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo constitui crime, punível com detenção, de seis meses a um ano.

Irritados com a ação enviada ao TRE, seguidores de Telhada no Facebook criticaram e ameaçaram o candidato do PSOL: “Seu pilantra, criminoso. Fica aí defendendo bandido, seu safado. Coronel Telhada luta pelo povo, você luta por dinheiro, pilantra”, diz um fã de Telhada. 

Outro, com o nome de Lucas Bitencourt, é mais categórico: “Bando de filho da puta. Leva o bandido pra casa de vocês. Pau no cu. Tem que matar esses noia mesmo [...] político safado e sem vergonha em vez de eleger o Telhada ou o Conte Lopes a quem a gente pode confiar [...] tem que botar pra matar mesmo”.

As ameaças não param por aí. Lucas Gomes, que também é fã de Telhada em sua página pessoal no Facebook, deixou o seguinte comentário: “Esse Giva deve ser pai de algum noia. Alguém deveria verificar seus antecedentes criminais. Tenho certeza que tem passagem na polícia.”

O coronel, agora aposentado, foi comandante da Rota de maio de 2009 até novembro de 2011. Em dois anos e meio no cargo, a Rota inflou o número de mortes sob sua responsabilidade em 63,16%, com 114 assassinatos cometidos. Telhada é um conhecido linha-dura que se orgulha em sentenciar “bandidos” com morte (sob seu próprio julgamento) e tem 29 processos judiciais e militares arquivados, segundo matéria do site Carta Maior.

Apologia à violência

Desde junho deste ano, Telhada, que é candidato a vereador pelo PSDB, vem usando sua página no Facebook para fazer apologia à violência policial nas periferias da capital.

No dia 22 de junho, o ex-comandante publicou inclusive uma foto de dois jovens negros dizendo que se tratavam de “suspeitos” que teriam atacado uma base da polícia militar na Zona Leste da capital. “Eles também podem estar envolvidos na morte do soldado dentro de uma academia. Por favor, compartilhem esse status”, conclamou Telhada a seus seguidores.

Sem ter provas dos “suspeitos”, outro policial ligado à Rota fez o seguinte comentário: “Tem gente que fala que ladrão não tem cara. Ladrão tem cara sim e em geral tem estilo funkeiro, quem duvida?” Outra pessoa questiona: “Eu só quero saber qual prova que levou a essa acusação sumária?” Telhada responde: “Você acha que um PM da Rota vai postar alguma mentira? E logo em seguida apela, “esses meliantes acham que mandam. Tá na hora de por o fuzil pra cantar, eu tô muito indignado!”

Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário