O Fórum em Defesa da Grande Aracaju deu início na última quarta-feira, 03, a realização de atos denunciando 14 vereadores que votaram, na ótica do fórum, contra a maioria da população e a favor das emendas das construtoras, na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano sustentável, o PDDUS.
Desde o recesso parlamentar do meio do ano que a relação entre as entidades dos movimentos sociais e a maioria dos vereadores está arranhada.
Tudo começou quando a presidência da Câmara tentou votar o Plano Diretor durante o recesso sem qualquer anúncio prévio. Depois o presidente voltou atrás e compôs um cronograma.
Logo no início dos trabalhos no segundo semestre, a votação da emenda à Lei Orgânica, que pretendia limitar em até três o coeficiente de aproveitamento do solo, a coisa azedou de uma vez e o Fórum em Defesa da Grande Aracaju alterou o “placar dos vereadores”, denunciado no placar aqueles que votaram para manter o coeficiente ilimitado na Lei Orgânica.
A partir daí, a cada votação, os ânimos se acirram entre um grupo de vereadores e as entidades representantes dos movimentos sociais organizados.
Agora o Fórum em Defesa da Grande Aracaju está realizando panfletagem nos terminais de integração com o objetivo de denunciar a forma como treze dos dezenove vereadores estão votando e o fato de uma vereadora não estar comparecendo às sessões deliberativas do PDDUS.
“Nessa quarta saímos muito realizados dos terminais do Centro e da Atalaia por entender que a população está entendendo a mensagem e está assimilando que estes vereadores estão prejudicando a maioria da cidade e, conseqüentemente a maioria da população”, disse José Firmo, um dos organizadores dos atos.
“As pessoas vêm em nossa direção pedir os panfletos. E quando ouvem no carro de som do que se trata é que pedem mais panfletos e nos apóiam.” Disse David Vieira, voluntário que estava distribuindo panfletos nos terminais.
Os militantes pretendem visitar todos os terminais de ônibus de Aracaju até sexta-feira.
Um protesto com maior mobilização seria realizado em frente à Câmara Municipal na tarde dessa quinta, 04, porém os organizadores suspenderam alegando que não haverá sessão e que as visitas aos terminais estão sendo muito receptivas.
José Firmo
Faxaju
Nenhum comentário:
Postar um comentário